Política

Coleta de Assinaturas para Eleições Limpas em ITZ

O evento vai ocorrer na sede da OAB.

Imirante/Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ – Será realizada nesta segunda-feira (9), às 19h, na sede da OAB, o lançamento da coleta de assinaturas para o projeto de “Reforma Política Democrática e Eleições Limpas” em Imperatriz. A organização deste ato é da Diocese de Imperatriz e contará com a presença do bispo Gilberto Pastana.

As entidades que encabeçam a campanha por eleições limpas no Brasil são as mesmas que mobilizaram a população para a aprovação da Lei da Ficha Limpa, como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), CNBB, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), União Nacional dos Estudantes (Une), e o apoio de mais cerca de 100 entidades da sociedade civil.

Propostas – Entre as principais propostas estão a proibição do financiamento de empresas nas campanhas eleitorais, que causaria a redução da influência econômica, a realização de eleições proporcionais em dois turnos e mais liberdade de expressão na internet.

Nos mesmos moldes da Ficha Limpa, este novo projeto de iniciativa popular precisa da assinatura de 1% (1,5 milhão) do eleitorado brasileiro para entrar na pauta do Legislativo. Para alcançar esse número, em todo o país têm sido deflagradas campanhas de assinaturas.

Imperatriz tem papel importante na conquista da Lei da Ficha Limpa, por isso um dos idealizadores da campanha e membro do MCCE, o juiz de Direito Márlon Reis espera a mobilização da população nesta nova proposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.