Economia

Açailândia registra aumento na produção de leite

Engenheiro da Embrapa visita propriedades rurais e verifica esse aumento.

Safira Pinho/Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

AÇAILÂNDIA - O engenheiro agrônomo indicado pela Embrapa, João Rosseto Ribeiro Junior, é o responsável pelo projeto “Balde Cheio” no Piauí, Rondônia e Maranhão. A cada quatro meses, ele visita o proprietário rural e acompanha a produção e a evolução de cada propriedade participante e constatou um aumento na produção em Açailândia.

Na presença do técnico local, ele orienta – estabelecendo metas e avaliando se as anteriores foram cumpridas – assim como visita o rebanho, o pasto e a irrigação utilizada, para saber se tudo está de acordo com o planejado.

Durante toda essa semana, o engenheiro esteve visitando as propriedades rurais dos municípios que compreendem a regional do Sebrae em Açailândia – Cidelândia, Bom Jesus das Selvas, Vila Nova dos Martírios, Itinga e visitou a propriedade de outros produtores que também são modelos em suas cidades.

Com os conhecimentos repassados pelo projeto, tais como técnicas de alimentação, irrigação de pastagem, manejo de rebanho, o produtor já conseguiu aumentar a produção de leite das vacas que possui em seu território. Cerca de 20 produtores rurais também participam do Balde Cheio na região, onde recebem orientações e são acompanhados pelo técnico Inácio Adones Fonseca.

“Antes só eram 20 litros de leite. Hoje já tiramos mais de duzentos”, ressalta o proprietário rural Alício Dias, um maranhense que, com as mesmas 21 vacas que sempre teve, aumentou em 10 vezes a produção de leite em sua propriedade. O produtor é o modelo utilizado no projeto de transferência de tecnologia “Balde Cheio”, desenvolvido no Maranhão através de parceria entre o Sebrae e a Embrapa.

Projeto Balde Cheio

O projeto consiste em uma metodologia de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. O objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, a fim de promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.

*Com informações da assessoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.