Saúde

Diagnósticos de câncer de pele em ITZ ultrapassam São Luís

Doença é uma das maiores em incidência no Brasil.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ - Nesse sábado (30), foi comemorado o Dia Nacional de combate ao câncer de pele, no qual, profissionais de todo o Brasil realizaram atendimento voluntário aos pacientes que apresentaram alguns sintomas da doença. Em Imperatriz, mais de 200 atendimentos foram realizados, só pela manhã, na ação seis dermatologistas ministraram palestras e atendimento clínico das 8h às 15h na Associação Médica de Imperatriz.

De acordo com o dermatologista Antônio Régis Junior, o objetivo da campanha foi incentivar a prevenção, diagnostico e o tratamento do câncer de pele, um dos maiores em incidência no Brasil.

O dermatologista alerta, ainda, sobre os principais sintomas e explica alguns fatores que podem contribuir para que uma pessoa venha adquirir um câncer de pele. “Pessoas de pele clara, precisa tomar cuidado redobrado, pois o risco é maior. Casos de pessoas na família que já teve a doença, também, é uma alerta”.

Antonio Regis Junior acrescenta, ainda, que “se o paciente teve queimadura solar, apresentam sardas, tem muitas pintas na pele, não consegue se bronzear, se tiver alguma ferida que não se cicatriza, ou pinta que está mudando de cor e cresce, são sintomas para procurar imediatamente atendimento médico”.

Prevenção

É indicado pelos dermatologistas usar sempre protetor solar, evitar sair ao sol entre 10h e 15h, usar boné ou chapéu e camisa de manga quando estiver em situação de exposição ao sol.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.