Saúde

Paciente com o 1º rim transplantado em ITZ se recupera bem no hospital

O transplante foi realizado nessa sexta-feira (29) e contou com a participação de 20 profissionais.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ – O segurança José Carlos Souza Costa, 31 anos, casado e pai de dois filhos, entrou ontem (29) para a história de Imperatriz como o primeiro paciente renal a se submeter a uma cirurgia de transplante de rim, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade.

O procedimento, esperado desde 2002, foi realizado no Hospital Santa Mônica e contou com cerca de 20 profissionais. José Carlos morava em Balsas e, por causa da hemodiálise, iniciada em 2009, mudou-se para Imperatriz. A esperança de retomar uma vida normal veio com a doação do irmão Junivan Costa, que doou o rim.

O transplante durou cerca de quatro horas e, conforme informou a direção do Hospital, foi realizado com sucesso. O paciente entra agora na fase de observação pós-operatório e, nesta segunda-feira (2), o coordenador da equipe que fez a cirurgia, médico Antônio Dantas, vai apresentar os detalhes do procedimento e a evolução do transplantado em uma coletiva de imprensa.

A cirurgia contou com o apoio de dois especialistas, um de Goiânia (GO) e outro do Rio Janeiro (RJ). “Hoje Imperatriz vive um momento histórico na medicina. O transplante renal é um procedimento de alta complexidade, que traz esperança para centenas de pacientes que dependem de hemodiálise e são, praticamente, escravos de uma máquina que filtra o sangue, duas ou três vezes por semana”, afirmou a secretária municipal de saúde, Conceição Madeira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.