Saúde

Primeiro transplante de rim é realizado em Imperatriz

A cirurgia é feita pelo SUS. O transplante de rim tem duração de três a seis horas.

Safira Pinho/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ – Foi realizado nesta sexta-feira (29), o primeiro transplante de rim em Imperatriz. A cirurgia foi realizada no Hospital Santa Mônica, por meio de um convênio estabelecido com o Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente que recebeu o rim, José Carlos, 31,fazia hemodiálise na cidade há cinco anos.

Para este procedimento foi formada uma equipe de 20 profissionais, entre urologistas, nefrologistas, enfermeiros, assistentes social, psicólogos, bioquímicos e farmacêuticos. A duração da cirurgia geralmente varia de três a seis horas. Especialistas de outras cidades do Rio de Janeiro e de São Luís, que já fazem esse tipo cirurgia, vieram acompanhar o transplante.

“Não existia o transplante renal em Imperatriz, o que abre a possibilidade para a realização de outros e traz mais comodidade para a população, pois as pessoas não precisam mais recorrer aoutros centros”, ressaltou o nefrologista Irisnado Fêlix.

O transplante de rim é uma alternativa bastante eficaz para o tratamento da insuficiência renal crônica. Quando ele se faz necessário, o paciente recebe um rim novo. A princípio, a doação em Imperatriz vai ser por doadores vivos, que podem ser parentes ou não dos pacientes. A previsão por doadores cadavéricos, pessoas que decidem doar seus órgãos ao morrer, será somente no próximo ano.

Rins

É função dos rins filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, como a amônia, a ureia e o ácido úrico. Mas eles não funcionam apenas como simples filtro, que prende em suas malhas os produtos que não interessam ao organismo. Eles também agem, ativamente, secretando substâncias importantes para nossa saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.