Doação de Sangue

Passeata de patins incentiva doação de sangue em ITZ

Um grupo de pessoas sairão pelas ruas para chamar atenção de doadores.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ – Um grupo de pessoas aderiram à Campanha do Hemonúcleo da Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), e resolveram sair em passeata neste domingo (1º) pelas principais ruas do centro de Imperatriz a fim de incentivar as pessoas a doarem sangue.

De acordo com o coordenador do hemonúcleo de Imperatriz de Fernando Batista Duarte, a Campanha adotada pela Hemomar faz parte da tática de fim de ano que há uma demanda maior. "Temos uma programação variada o quantitativo de doadores precisa ser melhorado, para que não tenhamos dificuldades em janeiro e fevereiro. Tem dificuldade nos sangues mais raros, os negativos”, lembra.

O Hemomar de Imperatriz conta com aproximadamente 50 mil cadastrados com em média 1.200 bolsas mensais. Segundo o enfermeiro Enio Vieira Lima, neste período existe uma demanda maior e, ainda, são poucos os doadores voluntários que procuram o hemocentro. “O índice de doadores é pequeno, seria bom se as pessoas se conscientizassem de que a nossa cidade precisa de mais doadores. Atendemos além de Imperatriz em média 16 municípios”, lembra.

Doador

O doador de sangue precisa apresentar um documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); Estar bem de saúde; Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; Pesar mais de 50 Kg;Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.