Justiça

Instalado o Pje-JT nas Varas do Trabalho de ITZ e Açailândia

Durante a solenidade, em ITZ, também foi lançada a pedra fundamental das novas instalações do Foro Trabalhista.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ – As Varas do Trabalho de Imperatriz e Açailândia instalaram, nessa sexta-feira (22), o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). O processo foi instalado pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA), desembargadora Ilka Esdra Silva.

“É um avanço, porque o advogado poderá acompanhar o processo, não só no ambiente físico da Justiça, mas do seu próprio escritório, e o juiz poderá sentenciar, despachar da sua própria residência”, comemorou a desembargadora.

O PJeJT é um sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais que permite a magistrados, servidores, advogados e demais participantes da relação processual a prática de todos os atos diretamente no sistema e o seu acompanhamento durante todas as fases, via internet. O PJe é fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e diversos tribunais brasileiros.

Em Imperatriz, o PJe foi instalado na 1ª e 2ª Vara Trabalhista. Além da instalação do PJe, foi lançada a pedra fundamental das novas instalações do Foro Trabalhista de Imperatriz, que funcionará no bairro Residencial Juscelino Kubitschek.

O advogado Arcione Lima Magalhães, que milita na Vara do Trabalho de Açailândia há 13 anos, protocolou a primeira ação eletrônica. "Podemos dizer que haverá economia de papel, de servidores, de tempo, porque não haverá necessidade de funcionários ficar enumerando processos, fazendo juntadas de petições, intimações e outros serviços que o próprio sistema, ora implantado, suprirá", afirmou.

Certificação digital

Nas ações eletrônicas, as petições só poderão ser protocolizadas pelo sistema PJe com a certificação digital. Assim, os advogados devem providenciar o seu registro para que possam operar pelo sistema, pois essa é a ferramenta que exerce a função da assinatura pessoal em ambientes virtuais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.