Doação de Sangue

Hemomar inicia campanha para conquistar doadores de sangue

A iniciativa faz parte da programação do Dia Mundial do Doador de Sangue.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ – Para aumentar o estoque de sangue adequado ao atendimento da demanda neste período de final de ano, o Hemomar de Imperatriz lança campanha para conquistar mais doadores de sangue. A iniciativa faz parte da programação do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro. A programação será variada e segue até o dia 29 deste mês.

De acordo com informações do coordenador do homonúcleo de Imperatriz de Fernando Batista Duarte, a campanha terá uma programação especial. “Programação dia nacional do doador de sangue, promover a ida do doador será oferecido um café da manhã, terá a apresentação e cantores locais, a distribuição de camisas personalizadas,” afirma.

Fernando Batista Duarte, lembra que a campanha faz parte da tática de fim de ano que há uma demanda maior, para abastecer os estoques e evitar problemas. “O quantitativo precisa ser melhorado, para que não tenhamos dificuldades em janeiro e fevereiro. Tem dificuldade nos sangues mais raros, os negativos”, lembra.

Segundo o coordenador do Hemomar do município o ato de doar sangue ainda tem muitos mitos o que contribui para o afastamento dos doadores das unidades. “Para quebrar estes mitos eu sempre peço é que as vezes aqueles que desejam doar sangue que ainda tem este receio vá pelo ou menos conhecer como funciona para também tornar-se um doador e ajudar a salvar vidas”, ressalta.

O Hemomar de Imperatriz conta com aproximadamente 50 mil cadastrados com em média 1.200 bolsas mensais.

Doador

Trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); Estar bem de saúde;Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias;Pesar mais de 50 Kg;Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.