Saúde

Programação lembra Dia Mundial do Diabetes em ITZ

Nesta quinta-feira (14) serão realizados exames para diagnóstico precoce da doença caminhada na Avenida de acesso ao aeroporto.

Safira Pinho/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

IMPERATRIZ – Amanhã (14) comemora-se o 'Dia Mundial do Diabetes'. Em Imperatriz será servido um café da manhã, a partir das 6h na pista de caminhada nas margens da avenida de acesso ao aeroporto Prefeito Renato Moreira.

Dentro da proposta de alertar a população sobre os perigos dessa doença serão realizados, também, exames que podem diagnosticar a diabetes precocemente.

Serão realizados testes de glicemia, avaliação médica, distribuição de folders e às 8h terá continuidade na Praça Brasil, com panfletagem e a distribuição de folhetos informativos.

“O objetivo das nossas ações é conscientizar que o diabetes não tem cura, mas a pessoas podem viver bem, controlando a doença, tendo uma alimentação saudável, praticando uma atividade física, e principalmente fazer o uso da medicação corretamente”, lembra coordenadora do Hiperdia, Arlete Amaral.

Desde 2001, um programa do Governo Federal, chamado Hiperdia cadastra e acompanha hipertensos e diabéticos em todas as Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz. O cadastro é formado por mais de 15 mil pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil a hipertensão arterial e o diabetes são responsáveis pela primeira causa de mortalidade, de hospitalização e de amputações de membros inferiores.

Doença

Diabetes é uma doença crônica caracterizada por elevadas taxas de glicose no sangue, seja porque o corpo não libera insulina, hormônio secretado pelo pâncreas e cuja função é controlar os valores do açúcar no sangue, seja por não utilizá-la de maneira adequada.

Existem dois tipos principais de diabetes: o tipo um insulino-dependente e a diabetes não-insulino-dependente, a tipo 2.

Prevenção
O diabete está mais predisposto em pessoas obesas, sedentárias. A dica é ter uma alimentação saudável e praticar atividade física.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.