Dia Mundial da Diabetes

Dia Mundial da Diabetes será comemorado com ações em ITZ

A abertura será no 14 de novembro na pista de caminhada do aeroporto.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

IMPERATRIZ – Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro, ações de prevenção e controle da doença serão realizadas a fim de alertar a população sobre os perigos da doença, e da necessidade de realizar exames e diagnosticar a diabetes precocemente.

A coordenadora do Programa Hiperdia, que faz o acompanhamento de hipertensos e diabéticos no município, Arlete Amaral, informa que, em Imperatriz, existem cerca de 15.300 pessoas entre diabéticos e hipertensos. “Um número bastante alto, no hiperdia estes diabéticos tem o direito por lei em adquirir a seringa, insulina, o glicosímetros, e as lancetas para estarem controlando em casa a doença”, afirma.

As ações serão realizadas no dia 14 de novembro, com abertura as 6h na pista de caminha do aeroporto, na ocasião um café da manhã será oferecido. Terá ainda a realização de testes de glicemia, avaliação médica, distribuição de folders e as 8h terá continuidade na Praça Brasil, com panfletagem e a distribuição de folhetos informativos.

“O objetivo das nossas ações é conscientizar que o diabetes não tem cura, mas a pessoas podem viver bem, controlando a doença, tendo uma alimentação saudável, praticando uma atividade física, e principalmente fazer o uso da medicação corretamente”, lembra Arlete Amaral.
A coordenadora do hiperdia, chama atenção para o fato da doença não atingir apenas a pessoa adulta. “Crianças e adolescentes também podem adquirir a diabetes tipo 1, nos deparamos com muitas situações em que a família não sabe lidar com o filho diabético”, explica, Arlete Amaral.

Doença

Diabetes é uma doença crônica caracterizada por elevadas taxas de glicose no sangue, seja porque o corpo não libera insulina, hormônio secretado pelo pâncreas e cuja função é controlar os valores do açúcar no sangue, seja por não utilizá-la de maneira adequada.

Existem dois tipos principais de diabetes: o tipo um insulino-dependente e a diabetes não-insulino-dependente, a tipo 2.

Prevenção
O diabete está mais predisposto em pessoas obesas, sedentárias. A dica é ter uma alimentação saudável e praticar atividade física.

Alerta
Responsável por 9% da mortalidade mundial e queda na expectativa de vida de 5 a 7 anos, a Diabetes Mellitus é uma doença crônica, que pode desenvolver doença cardíaca, infarto do miocárdio ou derrame cerebral. Os diabéticos têm 40 vezes maior chance de sofrer amputações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.