Feira do Empreendedor

Oficina ajuda produtores rurais a controlar os custos da produção

Oficina faz parte da programação da Feira do Empreendedor.

Safira Pinho/ Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

IMPERATRIZ- Uma propriedade rural também é uma empresa que gera lucros, principalmente para quem tem sua terra como única fonte de renda. Para ajudar os empreendedores rurais a controlarem melhor o dinheiro, foi realizada durante a Feira do Empreendedor 2013 a oficina “Custos para produzir no campo”, ministrada pela consultora do Sebrae Francisca Feitosa.

De acordo com a consultora, os produtores já faziam esse controle, mas apenas intuitivamente e sem nenhuma anotação. Na oficina, eles aprenderam a controlar as entradas, as saídas e os investimentos, além de colocar todas essas despesas e ganhos em uma planilha exemplificada no material recebido durante a oficina. “Aqui eles aprenderam a calcular a margem de lucro, diferenciar o tipo de despesa – se é insumo ou investimento – além de ser uma oportunidade de aumentar o lucro”, declarou.

O proprietário rural Ivan Irineu Piffer confessou que ainda não fazia esse controle, mas a partir da oficina ele vai garantir uma organização das suas contas e com isso conseguir um aumento da sua renda. “Eu fazia o meu controle, mas, somente na cabeça mesmo. Nunca coloquei nas planilhas e nem no papel. Hoje vejo que é importante e pode inclusive fazer com que eu gaste dinheiro com as coisas certas”, disse.

A Feira do Empreendedor vai até sábado (9), no Centro de Convenções de Imperatriz, oferecendo, gratuitamente, mais de 130 eventos de capacitação para empreendedores, proprietários de pequenos negócios e pessoas que desejam abrir seu próprio negócio.

*Com informações da assessoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.