Campanha

Lançada, oficialmente, 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa

A meta desta edição é vacinar mais de 95% do rebanho maranhense até o dia 30 de novembro.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01
 Vacinação simbólica que reapresentou a abertura ofical da campanha. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)
Vacinação simbólica que reapresentou a abertura ofical da campanha. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Lançada oficialmente, na manhã de hoje (7), a segunda etapa da Campanha Estadual de Vacinação Contra a Febre Aftosa. O objetivo da campanha é sensibilizar os criadores para a importância da vacinação para manter o Estado com a classificação sanitária de zona livre da doença, conquistado no início do mês de setembro deste ano. A meta desta edição é vacinar mais de 95% do rebanho maranhense até o dia 30 de novembro.

Imperatriz foi escolhida para o lançamento da campanha por possuir mais 100 mil cabeças de bovinos e bubalinos. Considerando os municípios que integram a Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) Imperatriz, que inclui 15 cidades, o rebanho ultrapassa 1,2 milhão de cabeças, ou seja, quase 17% do rebanho total do Maranhão, que é de 7.508.400 cabeças de bois e búfalos.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, a conquista do Estado como zona livre da aftosa com vacinação só foi possível pelo empenho do governo estadual e dos produtores que aderiram ao chamado e vacinaram seus rebanhos. O trabalho agora está voltado para a visita da comissão europeia que pode conceder ao Maranhão o certificado internacional de zona livre de aftosa.

 Durante o lançamento, o secretário destacou que a campanha não poderá ser prorrogada. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)
Durante o lançamento, o secretário destacou que a campanha não poderá ser prorrogada. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)

“Nós conseguimos o status de livre da aftosa com vacinação. Por isso, é importante que os produtores continuem vacinando o seu rebanho. Em fevereiro, vamos receber a comissão europeia e é importante que possamos manter nossos índices de vacinação, e com a certificação internacional vamos poder vender nossa carne para todo o país e para o exterior. Esse é um sonho nosso que está muito próximo de ser realizado”, afirmou Cláudio.

O presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Sabino Costa, destacou que o Estado deve apresentar bons índices de vacinação para poder receber essa certificação internacional. “O produtor rural deve se conscientizar e cumprir com o nosso papel que é vacinar nosso rebanho. No meu entendimento, nós temos que apresentar uma cobertura vacinal maior do que as anteriores, para, quando a auditoria vier, nós possamos ser certificados como zona livre e, assim, comercializar nossos produtos com todos os mercados”, disse.

A segunda etapa da Campanha Estadual de Vacinação Contra a Febre Aftosa se estende até o dia 30 deste mês e não poderá ser prorrogada, pois o Estado está concorrendo à certificação internacional e tem que cumprir, rigorosamente, os prazos determinados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além do secretário Cláudio Azevedo e do presidente Sabino Costa, produtores da região participaram do lançamento da campanha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.