Saúde

Profissionais do ‘Mais Médicos’ participam de curso em ITZ

Os médicos chegaram na cidade no último domingo dia 3.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

IMPERATRIZ – Na tarde desta terça-feira (5), será realizado um curso com os profissionais do Programa Mais Médicos que irão atuar em Imperatriz. A capacitação acontece no Departamento da Atenção Básica e será ministrado por profissionais de Vigilância Epidemiológica do município.

Os novos médicos chegaram na cidade no último domingo (3), depois de passarem por uma capacitação em São Luís, sobre instruções de atendimento.

No total são 37 médicos que estão atuando no Maranhão, distribuídos em 12 municípios. Para Imperatriz foram disponibilizados sete profissionais estrangeiros e três brasileiros.

O programa

O programa “Mais Médicos” tem o objetivo de aumentar o número de médicos atuantes na rede pública de saúde em regiões carentes e permite a vinda de profissionais estrangeiros ou de brasileiros que se formaram no exterior sem a necessidade de revalidação do diploma.

Foi instituído por meio de medida provisória assinada pela presidenta Dilma Rousseff e regulamentado por portaria conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação. A medida provisória que criou o programa também institui a abertura de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017 e, a partir de 2015, aumenta em dois anos a grade curricular das faculdades públicas e particulares de medicina, com formação voltada à atenção básica (1º ano) e setores de urgência e emergência (2º ano).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.