UFMA

Comissão do curso de Medicina faz visita técnica em ITZ

O curso deve começar em março do próximo ano e serão ofertadas, inicialmente, 40 vagas.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01
A comissão vistoriou a construção do prédio de Medicina. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)
A comissão vistoriou a construção do prédio de Medicina. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – A comissão de instalação do curso do Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou visita técnica em Imperatriz na manhã de hoje (25). Foram vistoriados o canteiro de obras onde está sendo construído o prédio do curso, as salas e laboratório do curso de Enfermagem que serão utilizados pelos alunos o início do curso, previsto para começar no final do mês de março do próximo ano.

“Vamos verificar todos os equipamentos, sala de aula, laboratórios e unidades de saúde. Além disso vamos ver o projeto de capacitação docente e dos médicos que vão supervisionar nossos alunos. Queremos estabelecer a estrutura para que nossos alunos e professores tenham condições de atuar”, afirmou a coordenadora do curso de Medicina da UFMA, Maria do Carmo.

Segundo a membro da Comissão de Expansão do Ministério da Educação, Sandra Tibiriçá, além da estrutura da UFMA, serão analisados também o projeto pedagógico e a rede de saúde do município que será utilizada pelos alunos desde o primeiro período. “Não vamos fazer um curso desvinculado da rede municipal e estadual de saúde. Na verdade é uma parceria do município, Estado e federal para fazer um curso que forme médicos que realmente venham a atender a demanda da região”, garantiu.

 No local serão construídos as salas e os laboratórios do curso. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)
No local serão construídos as salas e os laboratórios do curso. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)

A previsão de término da construção do prédio do curso de Medicina é março de 2014, posteriormente todo o prédio deve ser equipado, para a partir de então ser utilizado pelos alunos. “Antes disso os alunos terão aulas nas salas e laboratórios do curso de Enfermagem. Já 32 Unidades Básica de Saúde estão a disposição dos alunos e já firmamos convênio para que a rede estadual também seja usada pelos alunos, e em março de 2014 nós teremos os primeiros 40 alunos do curso de Medicina, fato que será um marco para região”, destacou o diretor do campus da UFMA em Imperatriz, Marcos Fábio.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, afirmou que os técnicos que trabalharão no curso já foram selecionados e que o edital para contratação de professores está aberto. Ele destacou, ainda, que só na infraestrutura estão sendo investidos R$ 5 milhões, e ao todos serão investidos R$ 20 milhões até o final da instalação do curso.

Estrutura

No prédio de Medicina estão em construção oito salas de aula, três laboratórios, uma sala de vídeo conferência, um auditório, duas sala de professores, uma sala de reunião, uma de arquivo e a biblioteca.

Seleção

A seleção dos alunos será feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será realizado neste sábado (26) e domingo (27). Inicialmente serão 40 vagas ofertadas, e até o final de 2015 serão 80 vagas anuais.

 Os laboratórios do curso de Enfermagem também foram vistoriados. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)
Os laboratórios do curso de Enfermagem também foram vistoriados. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.