Comissão da Verdade

CNV faz avaliação das investigações na Região Tocantina

No total foram 32 depoimentos colhidos nos estados do Maranhão e Tocantins.

Safira Pinho/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

IMPERATRIZ- Após três de investigação, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) encerrou parte dos trabalhos na Região Tocantina. O grupo veio em busca de depoimentos e para recontar a histórias do líder político Epaminondas Gomes de Oliveira, morto sob custódia do Exército, na época da Ditadura Militar. Para os membros da CNV, o trabalho no município de Porto Franco trouxe informações de grande importância para os relatórios. No total foram 32 depoimentos colhidos nos estados do Maranhão e Tocantins.

“Temos um balanço positivo, nós colhemos depoimentos de vítimas do período da Ditadura Militar e de pessoas que conviveram com Epaminondas Gomes de Oliveira, que estavam presas em Imperatriz e Brasília. Colhemos material biológico dos filhos dele para fazer o exame de DNA”.

O próximo passo da comissão é levar o material genético dos filhos para uma análise laboratorial em Brasília (DF), para confirmar se os restos mortais encontrados lá são mesmo do líder político. Para o neto da vítima, Epaminondas Oliveira, este trabalho traz um certo alívio à família e um olhar diferente sobre quem realmente foi o avô e o que ele representou na cidade, na época da Ditadura.

“Tenho uma certa tranquilidade, o que queremos é só os restos mortalis do meu avô para serem enterrados aqui. O meu avô era comunista, as coisas que ele via de errado reivindicava, ele não usava armas, meu avô era sapateiro, um homem honesto. Meu avô lutou e resistiu até morrer”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.