Polícia

Polícia fecha fábrica de CDs e DVDs pirata

Um homem foi preso e mais de 50 mil CDs foram apreendidos.

Tátyna Viana / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02
 De acordo com as investigações, era feita uma tiragem de 500 CDs ou DVDs por dia. (Foto: Tátyna Viana / Imirante Imperatriz)
De acordo com as investigações, era feita uma tiragem de 500 CDs ou DVDs por dia. (Foto: Tátyna Viana / Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Após meses de investigações, o delegado Regional Assis Ramos cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência, na rua Mensageiro da Paz, Centro de Davinópolis, a 8 km de Imperatriz. Weverton Alves Leite Silva, de 21 anos, foi preso em flagrante. Na casa dele, funcionava uma fábrica de CDs e DVDs pirata.

O suspeito possuía equipamentos (drives) capazes de reproduzir 50 cópias simultaneamente. De acordo com as investigações, era feita uma tiragem de 500 CDs ou DVDs por dia. Dezenas de caixas, algumas lacradas, prontas para a entrega, foram apreendidas. O delegado estima que o estoque apreendido tem mais de 50 mil cópias.

 Weverton Alves Leite, de 21 anos, foi preso em flagrante. (Foto: Tátyna Viana / Imirante Imperatriz)
Weverton Alves Leite, de 21 anos, foi preso em flagrante. (Foto: Tátyna Viana / Imirante Imperatriz)

“Agora, a gente vai tentar fechar os outros locais que estão falsificando esses produtos. É a famosa pirataria e cabe o Artigo 184 do Código Penal. Esse é um trabalho de investigação aliado às denúncias de populares. Uma prática, até certo ponto, comum, em muitas cidades do Maranhão, mas, na medida do possível, a gente vem combatendo.”

Segundo o Artigo 184, violar direitos de autoria e os que lhe são conexos cabe pena de três meses a um ano ou multa. Já a reprodução com intuito de lucro sem autorização do autor, reclusão de dois a quatro anos e multa, também.

“Estamos tentando pegar o fornecedor, porque aquele que revende nas ruas, nos postos de gasolina, é só uma pequena célula de um crime maior que existe aqui em Davinópolis e outras cidades, a gente sabe que tem mais gente fazendo isso”, finalizou o delegado.

[e-s001]

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.