Religiosidade

Fé e devoção marcam o dia da Padroeira de Imperatriz

Santa Tereza D’Ávila foi referenciada pelos fieis ao longo da procissão.

Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02
 Santa Tereza D’Ávila foi referenciada pelos fieis ao longo da procissão. (Foto: Reprodução/TV Mirante Imperatriz)
Santa Tereza D’Ávila foi referenciada pelos fieis ao longo da procissão. (Foto: Reprodução/TV Mirante Imperatriz)

IMPERATRIZ- Fé e muita devoção marcaram o Dia da Padroeira de Imperatriz, Santa Tereza D’Ávila. A programação foi especial nesse 15 de outubro e começou cedo com a celebração da tradicional Missa dos Professores.

A tarde a imagem da santa, a mesma trazida por Frei Manoel Procópio na fundação da cidade há 161 anos, foi levada até o Náutico Clube e às 5h da tarde começou uma procissão de barcos pelo Rio Tocantins.[e-s001] Uma multidão de fiéis se reuniu no Porto da Balsa para aguardar a chegada da imagem e seguir em procissão pelas principais ruas do centro cidade.

No pátio da igreja Matriz foi realizada a missa com todas as paróquias da Diocese em homenagem a santa. Muitos católicos fizeram referência a santa se aproximaram e tocaram na imagem e fizeram suas orações. Alguns se emocionaram ao tocar na santa.

Para o bispo de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, o Dia da Padroeira é um dia santo, em que os católicos manifestam todo o amor e devoção a santa Tereza. “A cada ano as pessoas aqui da cidade e, sobre tudo associação dos barqueiros e pescadores, participam da procissão fluvial e também da terrestre. Este é um momento significa perpetuar a sua memória a sua vida como deve ser a vida de todo cristão que segue Jesus Cristo”, lembra o bispo.[e-s001]

Manifestação de fé

Alguns fiéis devotos de Santa Tereza D’Ávila aproveitaram o momento para pagar suas promessas é o caso da mãe Lana Carolina da Silva que levou a filha de três anos vestida de anjo. “Minha filha quando nasceu, foi para na UTI, e todos os anos trago ela vestida de anjo para procissão, quando ela tiver 5 anos vou cortar os cabelos, santa Tereza tem dado saúde a ela “, explica.[e-s001]

Já Maria de Jesus Sousa da Silva trouxe a filha de quatro anos vestida de branco para pagar promessas também. “Ela tinha os tornozelos tortos e graças á santa Tereza, fui curada, vim agradecer pelas bênçãos e vou continuar trazendo todos os anos”, afirma a mãe.

O dia de Santa Tereza D’ Ávila é referência a data de sua morte, em 15 de outubro de 1582, aos 67 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.