Saúde da Mulher

Números de câncer de mama são preocupantes em ITZ

No Núcleo de Oncologia de Imperatriz foram feitas, este ano, 19 mil consultas, 5 mil mamografias e mais de 4 mil quimioterapias.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

IMPERATRIZ- Os números apresentados durante a solenidade de abertura da Campanha do Outubro Rosa nesta quarta-feira (3) na Câmara Municipal de Imperatriz é são preocupantes. A campanha é comemorada internacionalmente e, tem, a finalidade de chamar atenção da sociedade e principalmente das mulheres na luta contra o câncer de mama.

 Lançamento oficial da Campanha na Câmara Municipal. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
Lançamento oficial da Campanha na Câmara Municipal. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

De acordo com o diretor do hospital São Rafael,José Carlos Fernandes, unidade de saúde referência em tratamento de alta complexidade também pelo Sistema Único de Saúde(SUS) de janeiro a primeiro de outubro deste ano, 19 mil consultas foram realizadas no hospital. Sendo feitas 5 mil mamografias, mais de quatro mil sessões de quimioterapias e aproximadamente 37 mil exames laboratoriais com pacientes que foram diagnosticados com a doença.

“Os dados dos pacientes que estão sendo tratados é alto e preocupante. Estes números é muito maior, porque temos a atenção básica que faz o rastreamento e a parte preventiva da doença. Tivemos 19 mil consultas, e das 5 mil mamografias e ressonâncias magnéticas já são de pacientes diagnosticados que estão fazendo tratamento”, explica o médico.[e-s001]

A mastologista Sara Seruya, explica que é fundamental realizar o exame uma vez por ano, principalmente as mulheres que estão acima de 40 anos e que a mamografia continua sendo o método mais eficaz. “O auto exame é muito importante, mas possui alguns falhas porque depende da experiência de quem está palpando, porque a maioria das mulheres não fazem direito e não são treinadas. Algumas mamas muito densas podem confundir na hora do exame e o período menstrual também. Por isso, a mamografia, não pode ser substituída pelo auto exame,” ressalta.

A médica diz ainda que o exame não é indicado apenas para as mulheres a partir dos 40 anos. “Mulheres mais jovens podem e devem fazer a mamografia. É indicado nos 40 anos, pelo incidência de ser maior, quanto mais velha é a mulher, mais chances de adquirir a doença”, reforça.

A campanha Outubro Rosa segue, durante todo o mês, com uma vasta programação. Serão promovidas palestras educativas no programa de Saúde da Mulher (Três Poderes) e em todos os postos de saúde sobre a prevenção do câncer.

Alguns pontos estratégicos da cidade, como a igreja Nossa Senhora de Fátima, hospital São Rafael, prefeitura, Câmara Municipal estão com uma iluminação especial na cor rosa, para atrair a atenção da sociedade para a campanha.

Programação

Dia 09/10 Missa, Teatro e Café da Manhã para os pacientes no hospital São Rafael

Dia 19/10 Ação Social na Praça de Fátima

Dia 26/10 Caminhada Cor de Rosa saída Praça Brasil; Chegada Praça de Fátima (Trio Elétrico, prestação de serviços diversos);

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.