Semana do Idoso

Usuários reclamam de redução de vagas no passe do idoso

O passe deveria ser livre para idosos na faixa etária entre 60 e 65.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03
 Usuários reclamam de redução de vagas no passe livre do idoso. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
Usuários reclamam de redução de vagas no passe livre do idoso. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ- Em plena semana dedicada ao idoso e a equipe do Portal Imirante Imperatriz recebeu na manhã desta quarta-feira(25) uma denúncia anônima de um funcionário, informando que a direção da empresa VBL, determinou que houvesse uma redução de passe livre para os idosos na faixa etária entre 60 e 65 anos. Sendo que ficariam disponíveis 2 vagas para o micro-ônibus e 3 para o ônibus convencional.

Uma equipe foi às ruas e constatou que alguns usuários da empresa Viação Branca do Leste (VBL), detentora da maior parte das linhas de ônibus em Imperatriz realmente reduziu a quantidade de passes livres para os idosos lhes negando este direito.

O usuário José Matos Araújo, 68 anos, já passou por situações de ficar no ponto de ônibus porque o motorista se negou a levar o idoso e diz discordar desta atitude da empresa. “Se está na lei deveria ser respeitado, já fiquei várias vezes na parada, e dependo de ônibus sempre. Os idosos não são respeitados”, explica o idoso.[e-s001]

Já Neuza Maciel, 64 anos, diz que é um direito que deve ser assegurado porque o idoso já pagou muito por passagem em transporte público. “Somos idosos, pagamos a vida toda para andar de ônibus, uns vão e outro não, acho errado demais o direito de um é de todos também.”, reclama.

De acordo com o artigo 39 do Estatuto do Idoso (lei Federal nº 10.741, de 2003), a gratuidade para as pessoas que estão na faixa etária entre 60 e 65 anos, fica a cargo da legislação de cada Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.