Justiça

Justiça condena réu que matou para defender a honra

O réu disse que cometeu o crime, porque a vítima teria passado dois anos chamando-lhe de "corno" e "sócio".

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

IMPERATRIZ- O Tribunal do Júri da Comarca de Imperatriz condenou em sessão realizada no dia 18 de setembro de 2013, o réu Walter Ribeiro de Abreu a seis anos de reclusão, em razão de homicídio praticado, em 30 de janeiro de 2002, contra Antonio Marcos Sousa Barros.

O Conselho de Sentença, composto por sete jurados, acatou integralmente a tese do Ministério Público, representado pelo promotor de Justiça Joaquim Ribeiro de Souza Junior.

Em seu interrogatório o réu sustentou que cometeu o crime, porque a vítima teria passado dois anos chamando-lhe de "corno" e "sócio" e dizendo para todos os amigos em comum que havia mantido relacionamento extraconjugal com sua esposa.

A Defensoria Pública, representada pelo defensor Reynaldo Mendes de Carvalho Filho, argumentou que essa insistente ofensa à honra praticada pela vítima fez com que o réu perdesse a cabeça e cometesse o delito. A defesa pleiteou a absolvição ou que, pelo menos, fosse reconhecido o homicídio privilegiado.

Para o Ministério Público, o crime de homicídio para justificar a legítima defesa da honra remonta ao período do coronelismo e a sociedade não pode aceitar esse retrocesso. "O crime não lava a honra pois é, por si só, uma desonra" afirmou o promotor Joaquim Junior.

Ao final, o Conselho de Sentença acatou a tese do Ministério Público condenando o acusado Walter Ribeiro de Abreu e negando a tese de homicídio privilegiado. A sessão foi presidida pela juíza Cristiana de Sousa Ferraz Leite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.