Educação

Rodas de Conversa com autores são realizadas em Açailândia

A ação faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa promovido pelo MEC.

Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

IMPERATRIZ – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), iniciativa do Ministério da Educação (MEC), está promovendo Rodas de Conversa com autores em 10 municípios dos estados do Maranhão, Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

No Maranhão, as Rodas de Conversa ocorrem nesta quarta-feira (18) e quinta-feira (19) em Açailândia e na sexta-feira (20) em Bom Jesus das Selvas. A ação beneficiará professores e alunos da rede pública de ensino. As rodas serão conduzidas pela escritora Sonia Rosa, que também é contadora de histórias, professora e pedagoga.

Com 40 títulos publicados, a autora já recebeu selos de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), tem sete salas de leitura batizadas com seu nome e títulos de sua autoria em catálogos internacionais na Itália e Alemanha. A escritora, também, é pós-graduada na temática afro-brasileira.

Mil maletas contendo 11 livros cada, todos relacionados à temática étnico-racial, serão entregues às escolas da rede pública ainda este ano. Para o próximo ano está prevista a distribuição de outras 834 maletas e 9.174 livros para salas de aula do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. A distribuição dos livros e as Rodas de Conversas tem o apoio da Fundação Vale.

O PNAIC é um programa do governo federal e tem como objetivo a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas públicas brasileiras, atendendo a uma das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

Pesquisa realizada no ano passado pela Fundação Pro Livro e pelo Ibope Inteligência mostrou uma queda no número de leitores no país, saído de 95,6 milhões de leitores em 2007 para 88,2 milhões em 2012.

Programação em Açailândia

Dia 18

Horário: 14h às 15h / 15h30 às 16h30

Local: Escola Municipal Antonio Oliveira Campos – Pequiá

Horário: 19h às 21h

Local: Casa do Professor – Centro

Dia 19

Horário: 09h às 11h

Local: Biblioteca da Escola Municipal Fernando Rodrigues – Vila Ildemar

Horários: 14h às 15h / 15h30 às 16h30

Local: Escola Municipal Cecilia Meireles – Bairro Tancredo Neves

*Com informações da assessoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.