Incêndio

Incêndio é registrado na subestação da Eletronorte em ITZ

O fogo pode ter sido causado por uma sobrecarga no reator.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03
 Apesar de não ter grandes proporções, o fogo pode ser percebido de longe. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)
Apesar de não ter grandes proporções, o fogo pode ser percebido de longe. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Um reator na subestação da Eletronorte em Imperatriz pegou fogo no fim da tarde desta segunda-feira (16). O incêndio, segundo o Corpo de Bombeiros, pode ter sido causado por uma sobrecarga no equipamento, mas só a perícia vai dizer as verdadeiras causas da explosão. Segundo informações extraoficiais, o incêndio teria começado por volta das 16h30 quando o reator foi acionado, mas só às 18h os bombeiros foram acionados. Eles tiveram dificuldade para controlar o fogo que já estava muito extenso.

A área próxima ao reator foi desligada para que que os bombeiros pudessem utilizar água para apagar o fogo. Um caminhão com capacidade de dois mil litros de água foi utilizado, mas não foi suficiente. Outro veículo do Corpo de Bombeiros foi acionado, este com capacidade de seis mil litros de água, para apagar o fogo e resfriar a área ao reator para evitar que o fogo pudesse se alastrar. Por volta das 19h, o fogo foi controlado.

 A subestação da Eletronorte fica na BR-010, próximo ao povoado Lagoa Verde. (Foto: Reprodução TV Mirante)
A subestação da Eletronorte fica na BR-010, próximo ao povoado Lagoa Verde. (Foto: Reprodução TV Mirante)

“O reator tem capacidade de, aproximadamente, 18 mil litros de óleo. Por isso, a nossa dificuldade no combate a esse sinistro. Mas já conseguimos controlar e estamos fazendo o resfriamento e esperar que o fogo consuma esse óleo”, afirmou o tenente Carlos.

O reator é utilizado para controle de tensão das linhas de transmissão. Segundo o gerente de Divisão da Subestação da Eletronorte em Imperatriz, Maxwell Borges, toda a área foi isolada e não houve nenhum corte de carga na rede de distribuição de energia. De acordo com Maxwell, o plano de manutenção do reator estava em dia e, ainda, não se sabe o que poderia ter causado o acidente. O relé do reator será enviado para Brasília onde será feito a avaliação pericial para identificar as causas da explosão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.