Justiça

Mais de 30 presos ganham liberdade com revisão de processos

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

IMPERATRIZ – A estratégia do Conselho Nacional de Justiça, de promover a cidadania e disseminar valores éticos e morais por meio de atuação institucional efetiva vem dando certo. O mutirão carcerário, previsto para se encerrar em agosto, foi prorrogado por mais 30 dias e vai até o fim de setembro. Em todo o estado do Maranhão, as Varas Criminais estão fazendo a revisão de processos de presos provisórios, por meio dos mutirões.

Na Vara de Execuções Penais em Imperatriz, a previsão é que cerca de 200 processos sejam revisados. Mais de 30 internos das unidades prisionais de Imperatriz e Davinópolis já foram liberados.

Hoje a população carcerária, entre provisórios e sentenciados, é de, aproximadamente, 400 internos, incluindo os presos de Davinópolis e custodiados na Delegacia Regional.

O objetivo do mutirão carcerário é relatar o funcionamento do Sistema de Justiça Criminal, revisar as prisões, implantar o Programa Começar de Novo e, ao final, fazer proposições destinadas aos órgão que compõem o Sistema de Justiça Criminal, visando seu aperfeiçoamento.

Os mutirões carcerários se definem em dois eixos: a garantia do devido processo legal, com a revisão das prisões de presos definitivos e provisórios e a inspeção nos estabelecimentos prisionais do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.