Economia

Cresce 18% o número de consumidores de energia em ITZ

Em janeiro de 2010, a cidade tinha 80,3 mil consumidores. Até abril deste, ano esse número já chegava a 94,6 mil.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

IMPERATRIZ – Com o desenvolvimento socioeconômico acelerado na Região Tocantina, o número de imóveis residenciais, comerciais, industriais e rurais têm crescido rapidamente. Com isso, cresce, também, a demanda por energia elétrica. Esse crescimento é percebido em todo o Estado, porém a região sul é a que apresenta os números mais expressivos.

Se for feito um comparativo de janeiro de 2010 até abril deste ano, o número de consumidores, em Imperatriz, subiu de 80,3 mil para 94,6 mil, um aumento de 18%. Já o número de consumidores da Regional Sul teve um aumento de 23%, saltando de 296,1 mil para 365 mil nas 40 cidades que compõe a regional.

Segundo dados da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), de janeiro a maio deste ano, foram atendidas mais de 9.030 mil ligações novas somente na região sul do Estado. Deste número, a cidade Imperatriz lidera com mais de duas mil ligações.

Com relação à quantidade de consumo, os números mostram que, de janeiro de 2010 até abril deste ano, o consumo de energia, só em Imperatriz, aumentou de 21,2 mil MW/h para 31,7 mil MW/h (megawatt-hora), o que representa um crescimento de 49%. Em janeiro de 2010, o consumo da região sul era de 59,2 mil MW/h e, em abril de 2013, o consumo atingiu 81,9 mil MW/h, um aumento de 38%.

Para atender a essa nova demanda, a Cemar tem feitos vários investimentos em todo o Maranhão. Apenas para região sul, em 2012, foram R$ 103 milhões investidos. Em Imperatriz, a Companhia fortaleceu o sistema elétrico com a ampliação de subestações existentes e a construção da Subestação Santa Rita. Em 2013, também, estão previstas obras de ampliação de carga, divisão de circuito e manutenção preventiva.

Mas algumas ocorrências de falta de energia ainda acontecem em Imperatriz. A Cemar alega que essas faltas de energia são por ações de terceiros como: intervenções clandestinas de gambiarras, acidentes em vias públicas com quebra de postes, vandalismo na rede de energia, fenômenos naturais do tipo tempestades, ventanias e fortes descargas atmosféricas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.