Destaque

Pesquisador Adalberto Franklin integrará a Comissão da Verdade

O historiador e jornalista de Imperatriz vai integrar o grupo de trabalho da Comissão Camponesa da Verdade.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

IMPERATRIZ – Em reunião realizada nessa terça-feira (20), em Brasília, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) e o grupo de trabalho da Comissão Camponesa da Verdade (CCV) aprovaram o nome do jornalista e historiador de Imperatriz, Adalberto Franklin, para integrar o grupo de pesquisadores que faz levantamentos sobre violência, torturas e mortes de camponeses durante o regime militar brasileiro (1964-1985).

A indicação de Adalberto Franklin foi sugerida pelo, também, jornalista e historiador Hugo Studart, pesquisador dos fatos da guerrilha do Araguaia e autor do livro “A lei da Selva”, agraciado com o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. No encontro, presidido pela coordenadora do grupo de trabalho Camponeses e Indígenas, a psicanalista Maria Rita Kehl, o nome do pesquisador imperatrizense foi "aprovado com louvor”.

“Foi uma grande conquista, pois sou pesquisador regional há muito tempo e, desde a década de 80, trabalho com essas questões dos Direitos Humanos. Um dos membros da Comissão conhece meu trabalho, me indicou e na reunião aprovaram. Vou integrar o grupo que vai pesquisar a repressão militar na região”, afirmou Adalberto.

O grupo de trabalho, que pesquisa a repressão contra camponeses no período militar, é composto por mestres e doutores de 17 universidades brasileiras. Um dos eixos desse levantamento contemplará os casos ocorridos na região do Bico do Papagaio, até a década de 80, em que se inclui a região de Imperatriz.

*Com informações da Agência Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.