Transporte Público

Prefeitura autoriza vistoria nos novos ônibus da VBL

O prefeito Sebastião Madeira anunciou ontem (13), que vai autorizar as vistorias.

Safira Pinho/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

IMPERATRIZ - O prefeito Sebastião Madeira anunciou ontem (13), que vai autorizar as vistorias nos 84 novos ônibus da empresa, Viação Branca do Leste (VBL), que opera a maioria das linhas de transporte coletivo na cidade. A iniciativa da prefeitura veio depois da apresentação de um contrato de locação dos novos ônibus pela empresa.

Mesmo com a vistoria autorizada, o impasse no transporte coletivo, ainda, não está resolvido. A procuradoria do Ministério Público Estadual recorreu da decisão do Tribunal de Justiça que revogou a quebra de contrato com a VBL, o recurso, ainda, será julgado.

Entenda o caso

No dia 10 deste mês a prefeitura de Imperatriz anunciou oficialmente a quebra imediata de contrato com a empresa VBL, depois de um processo administrativo que apurou várias irregularidades da empresa. A VBL, também, é alvo de processo na Vara da Fazenda Pública em Imperatriz, depois de investigação do Promotoria de Defesa do Consumidor que, também, apurou irregularidades nos serviços prestados pela Viação Branca do Leste.

Com a decisão da prefeitura de rompimento de contrato a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) tinha um prazo de 20 dias para contratar uma empresa substituta para prestar os serviços. Sendo que a prefeitura teria um prazo de 120 dias para abrir um processo de licitação para contratar uma empresa de transporte definitiva.

No dia 23, o diretor da VBL, Mauro Jacinto, afirmou que a empresa de transporte coletivo vai continuar operando na cidade, pois a empresa conseguiu, na Justiça, uma liminar que suspendeu a quebra de contrato anunciada pela prefeitura e a contratação de uma nova empresa. Na oportunidade, o diretor da empresa anunciou a compra de 35 novos ônibus e melhorias nos serviços prestados. Mas, a prefeitura estaria se recusando a fazer as vistorias, de acordo com a direção da empresa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.