Expoimp 2013

Entre negócios e shows: Como o parque de exposições tornou-se palco da Expoimp

Hoje, o local apresenta 96 hectares de área construída.

Divulgação / Assessoria Sinrural

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06
 Foto aérea do Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva que foi inaugurado em 27 de dezembro de 1975. (Foto: Assessoria / Sinrural)
Foto aérea do Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva que foi inaugurado em 27 de dezembro de 1975. (Foto: Assessoria / Sinrural)

IMPERATRIZ – Falar hoje da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) sem mencionar o Parque Exposições Lourenço Vieira da Silva é quase impossível! Espaço já tradicional na cidade, o Parque foi adquirido pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) em 1975 na gestão de José Ribamar Rapozo Bezerra, apoiado pelo então presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Lourenço Vieira da Silva.

“Nós nos reunimos na Sagrima para comprar uma área para construir o Parque de Exposição, por que Lourenço Vieira da Silva, que era muito amigo de Ribamar Bezerra, já tinha falado que ia ajudar a construir o parque. Então, depois que escolhemos a área, Ribamar Bezerra acertou os detalhes com Lourenço Vieira da Silva e compramos aquela área ali onde hoje é o sindicato”, relembra o ex-presidente do Sinrural, Adivando Rocha.

Antiga fazenda Vitória, a área do parque de exposições, quando foi comprada pelo Sinrural, era de 180 hectares e custou 250 milhões de cruzeiros. Com a compra do terreno concluída, o Sindicato Rural logo providenciou a elaboração do projeto do parque, que na época foi feito pelo engenheiro Carlos Sosthenes. "Para tirar um modelo de parque eu tive de ir a Belo Horizonte e a Sete Lagoas com um grupo de fazendeiros. Depois fui visitar o parque de Goiânia, mas parque de lá era muito pequeno na época, e queríamos uma coisa grande. Sei que depois o modelo do nosso parque foi feito pelo Dr. Carlos Sosthenes", lembrou o ex-diretor do Sindicato, Ovídio Rapozo Bezerra.

O projeto do parque apresentado por Carlos Sosthenes era de 30 milhões de cruzeiros, mas o Sindicato não possuía este recurso. Assim, foi feito um convênio do Sinrural com o Incra para a construção do local. Entretanto, durante as obras a verba foi suspensa. Apesar do pouco recurso, o Sindicato Rural conseguiu inaugurar o parque de exposições no dia 27 de dezembro de 1975 com cerca de sete galpões e 128 currais.

No decorrer dos anos, cada presidente que passou pelo Sinrural melhorou e ampliou as instalações do parque de exposições. Atualmente, o local apresenta 96 hectares de área construída com mais de 60 estandes, uma arena de shows, uma churrascaria, um novo tatersal, mais de 100 currais, cerca de 80 baias para equinos, um auditório, um estacionamento, uma pista de vaquejada, julgamento, equestre e de equoterapia, um palanque oficial e um núcleo de caprinos e ovinos.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.