Expoimp 2013

Repentista atrai público e divulga trabalho na 45ª Expoimp

Nome artístico ‘Borboleta do ‘Sertão’, ele vende viola e canta músicas com base em trechos bíblicos.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

IMPERATRIZ- A 45ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) está recheada de atrações e curiosidades. Uma delas é o repentista Francisco da Conceição Nascimento (60), nome artístico, ‘Borboleta do Sertão’. Ele exerce a profissão há mais de 20 anos, e aproveitou as mediações do Parque de Exposição Lourêncio Vieira da Silva para divulgar o seu trabalho.[e-s001]

Além de recitar o repente, fabrica e vende a viola em Imperatriz e região. Ele diz que já participou de vários festivais, tem quarenta músicas gravadas e todas as letras são inspiradas em passagens bíblicas. “Regravei o meu quarto CD em maio e como o próprio nome diz, a Exposição é um lugar para expor, vim na Expoimp, apresentar o meu trabalho e vender minhas violas”, ressalta.

“Gosto do que faço canto o repente não é pelo o dinheiro e sim por prazer. Meu trabalho é reconhecido às pessoas param para ouvir. Procuro fazer algo de respeito e responsabilidade, expondo a educação que o mundo tanto precisa”, afirma Francisco Nascimento.[e-s001]

Segundo o repentista tudo que aprendeu até hoje, foi com a própria curiosidade. E se orgulha em dizer: “Não tive professor, é dom mesmo e só existe viola aqui em Imperatriz desse tipo porque sou eu que faço, é um projeto meu”, afirma.

De acordo com Francisco do Nascimento, as violas variam de R$1.000,00 a R$ 1.500,00 e possui uma vantagem, podem ser usados como viola e violão. Para fabricar o instrumento, ele diz levar mais de mês. “A viola é coberta com um material de cedro, laminado de Feijó. A madeira oficial é o compensado, porém revestida com outros tipos de madeira. Estou com 12 violas prontas para participar de um festival de violeiros em Teresina no Piauí,” diz.

Os interessados em conhecer mais do trabalho de Francisco do Nascimento podem ligar no telefone (99) 9647-3057. Ele faz apresentações em igrejas, escolas e eventos em geral.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.