Expoimp 2013

Animais em exposição na Expoimp são inspecionados pela Aged

Os trabalhos de inspeção dos técnicos da Aged iniciaram 10 dias antes da abertura do evento.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

IMPERATRIZ – Para garantir a sanidade dos animais expostos no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva durante a 45ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), estão realizando a inspeção sanitária dos animais. Os trabalhos de inspeção dos técnicos da Aged iniciaram 10 dias antes da abertura do evento, e nos quatro primeiros dias já tinham sido liberados cerca de 2.100 animais entre bovinos, equinos, asininos e muares.

"Antes do início da exposição, fizemos o que chamamos de 'vazio sanitário' que é um período onde todos os animais que estavam dentro do Parque de Exposições foram retirados e após esse procedimento acompanhamos a limpeza das instalações dos abrigos dos animais e os bebedouros", explicou o fiscal agropecuário da Aged, Luiz Gonzaga Filho.

Na última sexta-feira (5), começou a entrada dos animais na Expoimp, e para isso, foram exigidos documentos como: comprovante de vacinação da febre aftosa, Guia de Trânsito Animal (GTA) e todas as documentações zoosanitárias, de acordo com cada espécie. Essa é uma garantia da origem e da saúde do animal e a documentação é importante para impedir a entrada de animais, produtos e subprodutos infectados. Além de conferir toda a documentação, os técnicos também verificam se os animais, principalmente ovinos e caprinos, não apresentam nenhum sinal clinico de doenças e infecções.

Ao detectar qualquer problema de sanidade no animal, automaticamente ele é retirado para não infectar outros animais, pois existem algumas doenças que são transmitidas pelo ar e pelo contato, como por exemplo, a febre aftosa, que há mais de 10 anos não é registrada no Maranhão. "Onde há aglomeração de animais é necessário a inspeção sanitária da Aged. Todo animal que entra ou sai daqui, um por um, nós temos o controle", conta Luiz Gonzaga.

*Com informçãoes da assessoria.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.