Ocupação

Depois de reunião, trabalhadores rurais deixam o Incra em ITZ

A reunião contou com a participação do superintendente estadual do Incra, José Inácio.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

IMPERATRIZ – Depois de cinco dias ocupando a sede do Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Imperatriz, os trabalhadores rurais da Região Tocantina deixaram, no fim da tarde de hoje (28), a sede do Instituto depois de negociação com a superintendência estadual. Depois da reunião, ficou acertado alguns pontos e os trabalhadores resolveram acabar com a ocupação.

Umas das principais solicitações era a conclusão do laudo de vistoria da Fazenda Padre Cícero, município de Açailândia. O laudo foi concluído e será encaminhado, na quarta-feira (3), para São Luís e, posteriormente, para Brasília para a autorização de desapropriação da área. Outra solicitação atendida foi a vistoria na Fazenda Toca da Raposa, também, no município de Açailândia. A fiscalização na fazenda será no dia 15 de julho.

Com a relação à Fazenda Monte Reis, município de Itinga, saiu o edital de convocação para ser transformada em Projeto de Assentamento. Para o assentamento Francisco Romão, em Açailândia, foi garantido a construção de um poço artesiano, aguardando, apenas, o projeto da prefeitura da cidade. Com parte das reivindicações aceitas, os trabalhadores rurais, em assembleia geral, decidiram desocupar a sede do Incra.

Para o coordenador do acampamento Agro Planalto, em Açailândia, José Ribamar Costa, os trabalhadores saíram satisfeitos com as negociações. O superintendente do Incra no Maranhão, José Inácio, garantiu aos trabalhadores a construção de estradas nos assentamentos e construção de poços artesianos.

Cerca de 300 trabalhadores chegaram a ocupar o Incra, depois das negociações, apenas, os trabalhadores do acampamento Agro Planalto permanecem na sede do Instituto em Imperatriz aguardando transporte para deixarem o local.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.