Campanha

Campanha "Piquiá quer Viver" cobra reassentamento

O bairro Pequiá de Baixo tem 380 famílias e fica no município de Açailândia, distante 70 km de Imperatriz.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

IMPERATRIZ - Com o objetivo de cobrar do município de Açailândia, distante 70 km de Imperatriz, a rapidez no processo de reassentamento do bairro Piquiá de Baixo, pessoas do mundo inteiro fazem um apelo manifestando apoio às 380 famílias que moram no bairro. A campanha “Piquiá quer Viver” foi lançada hoje (28) e é uma iniciativa da Aliança Internacional de Habitantes e da rede Justiça nos Trilhos

Piquiá de Baixo é o bairro industrial de Açailândia que há 25 anos sofre com poluição de cinco siderúrgicas e da empresa mineradora Vale. Febre, falta de ar, coceira, alergias e câncer são as principais doenças enfrentadas pelos moradores por causa da poluição.

Desde 2007 os habitantes do bairro buscam um novo lugar para morar. Os moradores já conseguiram parceiros e apoios no Brasil e no mundo. Uma equipe de arquitetos já terminou o projeto habitacional e a equipe de suporte jurídico já articulou o apoio econômico do Governo Federal. Um manifesto será encaminhado à governadora, Roseana Sarney, à prefeita, Gleide Santos e outras representatividades, pedindo mais celeridade no processo de reassentamento do bairro.

Para participar da campanha, os interessados dever acessar o site da Aliança Internacional de Habitantes e preencher o formulário disponível no site.

*Com informações da assessoria.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.