Justiça

Dezenas de moradores da Vila Esmeralda são desapropriados

A área total do terreno é de 34 quadras, que corresponde a 958 lotes.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

IMPERATRIZ - Após a apresentação do documento que comprova a posse do terreno pelo empresário, Simonides Gutembergue, a Segunda Vara Cível da Comarca de Imperatriz expediu mandado de reintegração de posse, e dezenas de moradores da Vila Esmeralda começaram a ser removidos do local. A área total do terreno é 34 quadras, o que corresponde a 958 lotes.

Segundo o empresário, a compra do terreno ocorreu, ainda, no início da década de 80 e o registro do Cartório de Imóveis de Imperatriz comprova a compra. A secretaria de regularização fundiária contesta e diz que a área pertence a União e foi repassada ao município.

O processo de reintegração começou a partir da construção irregular de um galpão. Com a desapropriação, o muro e toda a estrutura foram destruídos. O trabalho de anos e o investimento do filho do aposentado, Francisco dos Santos, que construiu o galpão para uma empresa de poste, ficaram para trás. O morador alega que não sabia da origem do terreno e diz que fechou negócio, há quase 15 anos, mesmo sem apresentação da escritura de compra e venda. “Eu não tinha conhecimento disso, se tivesse não tinha vindo para cá”, afirmou Francisco.

Gutembergue garante que os moradores que ocupam até um terreno há mais de 10 anos poderão ser aparadas pelo uso capião da área. “Vamos fazer a doação para toda essas pessoas. Nós cadastramos 68 famílias e pra cada uma nós vamos dá dois terrenos, vamos documentar e passar a escritura. É um compromisso que vamos cumprir”, afirmou.

*Com informações da TV Mirante.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.