Meio Ambiente

Horto Arara Azul foi abandonado e está em situação precária

Com uma área total de 57 hectares, o horto foi construído na década de 90 pela Valec.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

IMPERATRIZ – Criado como parte do projeto de compensação dos impactos ambientais da construção da Ferrovia Norte-Sul, o horto Arara Azul está abandonado. No recanto da Floresta Tropical, que fica a menos de 10km de Imperatriz, as gaiolas em que ficavam os animais estão largadas, as casas de madeiras que serviam como sede do horto foram tomadas pelos cupins e formigas. Os telhados foram tomados pelo mato.

Com uma área total de 57 hectares, o horto foi construído na década de 90 pela Valec, empresa responsável construção da ferrovia. No local funcionava um viveiro de mudas de espécies do Cerrado e da Amazônia que eram plantadas ao longo da Norte-Sul. As estradas no interior do local foram tomadas pelo mato. A energia elétrica foi cortada e o transformador virou sucata.

O projeto era coordenado por um biólogo e uma veterinária que moravam na sede do horto e faziam a triagem dos animais que eram encaminhado para o local. Com a desativação do horto, os animais foram levados para os criatórios autorizados pelo Ibama em São Luís e Santa Inês.

*Com informações da TV Mirante

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.