Saúde

Doe sangue: faça da solidariedade o seu par

Hemomar lança campanha de doação de sangue, no São João

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

IMPERATRIZ- Em comemoração ao dia 14 de junho, dia mundial do doador de sangue e em clima de São João, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), lança em Imperatriz, a Campanha de doação de sangue para o mês junino, com o objetivo de aumentar o número de doadores no banco de sangue.

Segundo informações do diretor-geral do Hemonucleo de Imperatriz, Fernando Duarte, a meta é aumentar a quantidade de doadores em 20% com a campanha e garantir o estoque do banco abastecido. “Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas a ser um doador, proporcionar um espaço no clima junino, com apresentações folclóricas, comidas típicas, para os doadores”, afirma.

De acordo com o diretor-geral, o Hemomar tem cerca de quatro mil doadores cadastrados e faz uma coleta mensal de mil e duzentas bolsas de sangue. “Todo tipo de sangue é muito bem-vindo, porém o mais difícil é o negativo”, explica.

O promotor de vendas Antônio Vanderlei, 36 anos, faz doação trimestral há mais de 10 anos e aconselha outras pessoas a se tornar um doador. “Fiz a primeira doação por vontade própria, para ajudar o próximo e estou até hoje doando, aconselho outras pessoas que doe sangue também e ajude a salvar vidas”, diz.

Doação

Para doar basta estar bem de saúde, ter peso acima de 50 quilos, idade de 18 a 67 anos e apresentar documento de identificação. Também é preciso estar alimentado, dormir no mínimo 6 horas na noite anterior e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.

Na hora de doar a pessoa, passa por uma entrevista com objetivo de dar mais segurança ao doador e ao paciente.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.