Religião

Caravana de ITZ levará mais de 500 pessoas para JMJ

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

Tátyna Viana / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

IMPERATRIZ - Desde o ano passado, fieis da Diocese de Imperatriz se mobilizam para um dos maiores eventos católicos. A XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será realizada de 23 a 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro, e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Segundo o coordenador da comissão que organiza a caravana da diocese de Imperatriz, Hilderson Alves, cerca de 500 pessoas já confirmaram a participação. A data de saída dos ônibus está marcada para o dia 20 de julho. Quem ainda tiver interesse em participar deve comparecer no Centro Pastoral, levar xerox da identidade e cpf. A viagem, por pessoa, incluindo a estadia no Rio de Janeiro, custa R$ 1.208.

Missionários franceses e outros estrangeiros também confirmaram a participação junto à caravana maranhense. Durante a semana missionária, uma das atividades que antecede a JMJ, os visitantes vão ficar hospedados em casas de famílias católicas da cidade.

O bispo Dom Gilberto Pastana disse que o evento é aguardado com muita expectativa, principalmente pela presença do primeiro pontífice latino americano, o Papa Francisco. As redes sociais tem sido uma importante fonte de divulgação da caravana de Imperatriz.

A Jornada Mundial da Juventude

O evento teve início há quase 30 anos , quando o Papa João Paulo II promoveu o Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção, na Praça São Pedro, no Vaticano, em 1984. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

A JMJ tem como objetivo principal fazer com que todos os jovens do mundo conheçam a mensagem de Cristo. A cada 2 ou 3 anos é realizado esse encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.