Educação

Universitários de Imperatriz buscam intercâmbio

As inscrições no Programa Ciência sem Fronteiras ficarão abertas até o próximo dia 8.

Tátyna Viana / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

IMPERATRIZ - Seis acadêmicos da Universidade Federal do Maranhão, em Imperatriz, que fizeram as inscrições no Programa Ciência sem Fronteiras em 2012, vão embarcar para a maratona de estudos em outros países no próximo mês. Quatro estudantes, do curso de engenharia de alimentos, vão para a Austrália e dois, do curso de enfermagem, para a Inglaterra.

As inscrições para os candidatos que queiram participar das novas Chamadas Públicas para graduação sanduíche na Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Hungria e Japão, do Programa Ciência sem Fronteiras ficarão abertas até o dia 8 de julho, com previsão para o início das atividades no exterior em janeiro de 2014.

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC), que oferece bolsas integrais para estudantes das áreas de engenharia, ciências exatas e biológicas, saúde, computação, tecnologia, meio ambiente e indústrias criativas.

Para concorrer à bolsa, o estudante precisa possuir nota do ENEM igual ou acima de 600, em teste realizado após 2009. A faculdade vai recomendar o aluno para a vaga. Cada país tem um critério diferente para liberar a vaga para o candidato.

O objetivo é promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

A duração das atividades no país estrangeiro varia de seis meses a um ano. Entre as atividades do programa o aluno deve fazer um estágio obrigatório, além de cursar as disciplinas na instituição de destino.

Participam do programa a Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Hungria, Japão, Reino Unido, Austrália, Coreia do Sul e Finlândia. Canadá, Estados Unidos e Reino Unido são os destinos preferidos de quem vai estudar fora do país.

Os estudantes podem se inscrever no site.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.