Imperatriz

Festa de São Pedro poderá não ser realizada em ITZ

A Colônia de Pescadores Z-29 só realiza festa se Governo Federal iniciar obra de construção do 'Mercado do Peixe'

João Rodrigues / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

IMPERATRIZ – A tradicional festa em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores, está ameaçada de não ser realizada este ano em Imperatriz pela Colônia de Pescadores Z-29. A última vez que a entidade promoveu atividades para homenagear o santo foi em 2010 e o ponto alto da programação foi uma procissão de barcos.

O presidente da Colônia de Pescadores, Salomão Santana, disse nesta terça-feira (04), que a diretoria da entidade ainda aguarda o anúncio do início da construção do Mercado do Peixe pelo Ministério da Pesca para então preparar a programação.

Demolido em 2004 pela administração do então prefeito Jomar Fernandes, o 'Mercado do Peixe' deveria já ter sido reconstruído em um período de aproximadamente um ano depois.

Salomão Santana ressaltou que após muitas incertezas, o Governo Federal por meio do Ministério da Pesca, prometeu em 2010 a liberação de R$ 2,2 mil para a obra, mas na prática nem mesmo o processo licitatório foi realizado até agto.

“Estamos aguardando uma resposta prática sobre a construção do Mercado do Peixe, se não sair nada não tem como fazer festa”, argumentou a liderança.

As festividades de São Pedro vinham sendo realizadas pela Colônia Z-29, todos os anos no dia 29 de junho, dia do santo, até o ano de 2010. Seu ápice foi nos primeiros anos da entidade fundada em 1978.

As comemorações consistem em uma procissão de barcos pelo rio Tocantins na área de Imperatriz, a celebração de uma missa e uma grande festa e arraial em frente a Colônia de Pescadores que fica localizada no Cais do Porto. A entidade congrega atualmente 700 pescadores.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.