Polícia

Aniversário da Polícia Militar é comemorado em Imperatriz

As atividades são promovidas pelo 3º Batalhão de Polícia Militar.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

IMPERATRIZ - O 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), principal unidade do interior do Maranhão, realiza diversos eventos alusivos aos 177 da Polícia Militar no Estado. As atividades começaram hoje (3), com o Projeto Saúde Física e Mental do Policial Militar e Familiares, e se estendem até o próximo dia 17. Dentre a programação está prevista um campeonato interno de futebol, uma competição de tiro, marcada para o dia 13, uma Corrida Rústica no dia 16, que será aberta a militares e civis, e o encerramento será com uma solenidade militar no dia 17 de junho a partir da 18h.

A Polícia Militar do Maranhão foi criada por meio da Lei Provincial nº 21 de 17/06/1836, com o nome de Corpo de Polícia da Província do Maranhão. Ao longo de 115 anos recebeu outros nomes como: Corpo de Segurança Pública, Corpo de Infantaria, Corpo Militar do Estado, Batalhão Policial do Estado, entre outros, até que em 1951 recebeu a denominação Polícia Militar do Maranhão. A interiorização começou a partir de 1841, com a Lei nº 110, de 28 de agosto, que criou o Corpo de Guardas Campestres.

Em 1966, com a Lei nº 2704, de 12 de outubro, além da criação da Companhia Escola, foram criados, ainda, o 1º e o 2º Batalhão de Polícia Militar, responsáveis pela capital e interior do Estado, respectivamente. Hoje, são 15 batalhões da Polícia Militar no Maranhão. A PM no Estado é comanda pelo Coronel Franklin Pachêco Silva.

O 3º BPM foi criado a partir da 3º Cia Independente da Cidade de Barra do Corda, no dia 02 de maio de 1974. Em 1977, o 3º BPM teve a sede transferida para Imperatriz e ficou responsável pelos municípios de João Lisboa, Senador La Roque, Buritirana, Amarante, Davinópolis, Governador Edson Lobão e Ribamar Fiquene. Hoje, o Batalhão é comandado pelo tenente coronel Edeilson Carvalho.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.