Formação

Sebrae realiza curso de irrigação de pastagem em Imperatriz

Ação faz parte do Programa de Transferência de Tecnologia “Balde Cheio”

Imirante, com informações assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

IMPERATRIZ- A Unidade Regional do Sebrae Maranhão em Imperatriz realiza, desde terça-feira (28), o Curso de Nivelamento da Metodologia Balde Cheio a partir da Irrigação de Pastagem. A ação é realizada em uma das salas de treinamentos do Centro de Convenções de Imperatriz e foi aberta pela gestora de Projetos para Agroindústria do Leite no Território Tocantino do Sebrae, Márcia Maria Ferreira. O evento reúne técnicos de diversos municípios da região.

O curso é ministrado pelo agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), João Rosseto Ribeiro Júnior. O instrutor, também, faz parte do projeto “Balde Cheio”, que vem sendo utilizado nas regiões Norte-Nordeste, com o objetivo de aumentar a produtividade da bacia leiteira da região.

Um dos pontos discutido no curso foi a diferença entre molhar e irrigar o pasto. “Temos que respeitar muitas coisas, como o sistema de armazenamento de água disponível e qual a quantidade de água que o solo pode reservar para a planta”, explica o agrônomo.

Márcia Maria afirma que o treinamento busca qualificar os técnicos da região, para que haja especialistas locais neste tipo de manejo. “O que o curso e o projeto objetivam diminuir os custos da pecuária leiteira e aumentar a qualidade do que é produzido, desenvolvendo esta atividade econômica no Maranhão”, ressaltou.

O curso faz parte do projeto “Balde Cheio” voltado para a pecuária leiteira em pequenas áreas, tendo sido criado na região sul do Estado há dois, com prazo de duração previsto para quatro anos. O objetivo do programa é promover o desenvolvimento da pecuária leiteira, mediante o processo de transferência tecnologias, por meio de extensionistas de entidades públicas e privadas, para produtores de leite. O curso terminou na tarde de hoje (31).

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.