Cultura

Vencedores do IV Concurso de Desenhos Afros são premiados no 11º Salimp

As escolas Vespasiano Ramos e Nascimento de Morais foram as grandes vencedoras.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz *

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

IMPERATRIZ – Os grandes vencedores do IV Concurso de Desenhos Afros foram conhecidos e premiados na noite de hoje (17), na Arena Multicultural no 11° Salão do Livro de Imperatriz (Salimp). Na categoria Ensino Fundamental a campeã foi o Centro de Ensino Vespasiano Ramos com a Adrielle Carvalho, que recebeu 1.382 votos. Já no Ensino Médio, com 459 votos a estudante Raiane Soares, representando o Centro de Ensino Nascimento de Morais, ficou com a primeira colocação.

A premiação foi com troféus para o 1°, 2° e 3° lugar de cada categoria e certificados de participação e kits de livro, principalmente com a temática racial doados pelo Ministério Público. O concurso é realizado pela Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI) juntamente com o Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC), e tem como finalidade promover a valorização da cultura negra em Imperatriz. O tema deste ano foi a “Identidade Negra: marcando a diversidade cultural em Imperatriz”. Os desenhos foram expostos no Salimp e os visitantes puderam escolher as melhores obras durante os sete primeiros dias do evento, ao todo 2.070 pessoas votaram.

Para a presidente do CCNNC, Doralice Mota, o concurso procurou discutir a valorização da cultura afro-brasileira e africana. “No festival foi demonstrado, nos desenhos dos estudantes, o negro de forma positiva, de como a identidade negra vem se firmando na cidade de Imperatriz”, ressaltou.

O artista plástico, Tom Neves, destacou que o concurso é uma oportunidade para os estudantes apresentar o que o aprenderam na escola. “Eu iniciei num concurso tipo esse, isso me incentivou muito a investir na carreira de pintor. Todos os participantes do concurso foram excelentes e em Imperatriz é como se olhasse para uma lavoura nova, tem muitos jovens talentosos”, afirmou.

A classificação final foi a seguinte:

Ensino Fundamental

1° lugar: CE Vespasiano Ramos Aluna: Adrielle Carvalho Desenho: 1.382 votos

2º lugar: CE Castelo Branco Aluno: José Vitor Pereira Desenho: 162 votos

3º lugar: Escola Municipal Santo Dumont Aluna: Lise Evely Desenho: 132 votos

Ensino Médio

1° lugar: CE Nascimento de Morais Aluna: Raiane Soares Tavares Desenho: 459

2º lugar: CE União Aluno: Fernando Reis Ribeiro Desenho: 340 votos

3º lugar: CE Raimundo Soares da Cunha Aluna: José Eduardo Gomes Desenho: 248 votos

*Com informações da assessoria.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.