Salimp

Livro destaca primeiro assentamento da reforma agrária da Região Tocantina

O livro foi lançado pelo jornalista José Luís Costa no Salão do Livro de Imperatriz(Salimp)

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

IMPERATRIZ – A história do primeiro assentamento da Reforma Agrária da Região Tocantina acaba de ganhar forma num livro-reportagem lançado no Salão do Livro de Imperatriz (Salimp).

A obra, que explora o jornalismo literário, é uma peça prática escrita pelo jornalista José Luís Costa como atividade de conclusão do curso de Jornalismo do campus da Universidade Federal do Maranhão.

Em mais de 300 páginas, o livro intitulado “Terra de Bravura e Utopia: Vila Conceição I e II, o primeiro assentamento da Região Tocantina”, apresenta relatos sobre as dificuldades, os confrontos entre posseiros e pistoleiros, a discriminação da sociedade dentre outros problemas enfrentados pelos pioneiros.

Criado em 16 de julho de 1987, resultado da ocupação da fazenda Itacira por 250 famílias de Sem Terra, o Projeto de Assentamento Vila Conceição I e II é uma referência e serviu de base para o processo da reforma agrária no interior do Estado.

“Pensei em escrever sobre reggae e sobre reforma agrária, as minhas paixões e venceu a história do assentamento Vila Conceição I e II onde moro com minha família”, justificou o autor.

Carismático e com tino de liderança, José Luís conquistou o respeito não só no assentamento e orgulha seus familiares pela determinação de fazer um curso superior. Ele é o primeiro cadeirante formado no curso de Jornalismo do campus da UFMA e usou as dificuldades –principalmente em relação a acessibilidade - como combustível para alcançar seu objetivo.

Professores e amigos ficaram emocionados durante a apresentação da peça prática, na banca do curso e, da extensa lista de agradecimentos do autor na obra em que cita dos pais aos vigias da instituição que o colocaram no ônibus diariamente ao fim da aula para o retorno para casa, no assentamento, distante mais de 70 km de Imperatriz. O assentamento atualmente é o endereço de 137 famílias.

O livro está à venda desde o lançamento, no Café Literário, na terça-feira (15), no Salimp. O preço do exemplar é R$ 20,00 e pode ser encontrado com o autor ou na Ética Editora.

Durante a palestra de lançamento, José Luís estava acompanhado do professor da UFMA, Alexandre Maciel e do jornalista Adalberto Franklin, dono da editora responsável pela publicação.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.