Camapanha

Regional de Imperatriz deve vacinar mais de um milhão de animais contra Aftosa

São 15 municípios de responsabilidade da regional da Aged em Imperatriz.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

IMPERATRIZ – Começou ontem, quarta-feira (1º), a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Maranhão. Nesta etapa deverão ser vacinados cerca de 7,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, em todos os municípios do Maranhão. Só na regional de Imperatriz, que compreende 15 municípios, serão mais de 1.200.000 animais.

De acordo com a fiscal estadual agropecuária, Fernanda Rolim, a Agência de Defesa Agropecuária (Aged) intensificou as ações de fiscalização nas lojas que vendem as vacinas e as palestras educativas para sensibilizar os criadores desde o mês passado. Ela destaca, ainda, que na região não tem dificuldades com a vacinação, os produtores tem consciência da importância da vacinar os animais. “Nós temos sempre altos índices de vacinação na regional, tem municípios que chegam a 100% de vacinação do rebanho’, afirma.

A fiscal ressalta que os produtores tem até o dia 31 para fazer a vacinar os animais e 15 dias após a autorização para comprovar, nas agências dos municípios, a vacinação com a nota fiscal. Fernanda disse, ainda, que alguns criadores serão sorteados aleatoriamente para ter a vacinação fiscalizada, em que a imunização dos animais será feita por fiscais da Aged. “Os produtores que não vacinarem seus animais ficarão impedidos de comercializar seus animais e produtos derivados, como o leite. O produtor, também, pagará multa por animal não vacinado”, garante a fiscal.

Zona Livre de Aftosa

Está prevista para o dia 20 de maio a vinda ao Estado do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, onde ele irá assinar a portaria ministerial de reconhecimento nacional do Maranhão como zona livre de febre aftosa com vacinação.

Além do Maranhão, a nova classificação vai valer também para os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Pará, que juntos possuem um rebanho de aproximadamente 22 milhões de animais. Dentre os Estados, o Maranhão teve o maior número de amostras de sangue coletada entre todos os oito estados foram cerca de 12.000 animais em 400 propriedades, além de ser o primeiro a concluir o inquérito soroepidemiológico.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.