Imperatriz

Diminui quantidade de casos de Calazar diagnosticados em Imperatriz

Foram diagnosticados 31 casos este ano com calazar e 65 no mesmo período do ano passado, após a realização de exames laboratoriais.

Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

IMPERATRIZ — O Centro de Zoonoses de Imperatriz registrou queda de 52,31% no índice de casos diagnosticados de calazar em animais no período de janeiro a março deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Em números a queda foi de 65 casos em 2012 para 31 este ano.

Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses (CCZ), Paulo Henrique, a queda no índice se deu em razão da intensificação do trabalho de prevenção, com palestras à comunidade, a borrifação de locais de risco e a aumento, ainda, na captura de animais domésticos soltos nas ruas, denominados internamente como "animais errantes".

Atualmente, o Centro conta com duas carroças para realizar o recolhimento de animais domésticos e a meta é recolher 60%, até em julho deste ano.

O Centro só recolhe os animais após ser comprovada a doença com exames laboratoriais e a captura acontece durante todo o ano. “Um dos objetivos do centro é recolher os animais da cidade com doenças, contagiosas, os cães por exemplo, podem transmitir até 50 tipos de doenças diferentes para o ser humano, mas a população deve manter os cuidados em casa, dá banho, tosa, alimentação e manter a vacina regularmente”, explica o veterinário Paulo Henrique.

O coordenador do Centro de Zoonoses alerta os donos de cães que realizem exames periódicos nos animais de estimação, para saber se eles foram ou não contaminados com a doença. “Existem casos em que os animais infectados não apresentam sintomas clínicos o diagnóstico da doença é possível somente com o exame laboratorial e a imunização de cães e gatos é de responsabilidade do município”, alerta Paulo Henrique.

Calazar

A leishmaniose visceral (LV) ou Calzar é causada pelo protozoário leishmania, transmitida pela picada de insetos infectados. O cão é considerado o principal transmissor da doença, mas não é o único.

Os sintomas no cão são bastantes variáveis, os mais comuns é o aparecimento de lesões graves na pele acompanhadas de descamações, perda de peso, falta de apetite, crescimento exagerado das unhas.

O Centro Municipal de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ás 17h. Todos os trabalhos do local são gratuitos oferecidos pelo Município. Para o recolhimento de animais, os donos dos animais devem ligar no telefone (99)3527-3058 ou na B010, Km 1344- Conjunto Vitoria.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.