Porto Franco

Reunião define situação do Fórum de Porto Franco

A comarca vai funcionar em outro prédio e a vai ser aberta uma nova licitação para a construção da nova sede.

Alan Milhomem/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

IMPERATRIZ – Durante reunião realizada na manhã de hoje (22), entre o juiz Armindo Reis Nascimento Neto, o diretor de engenharia do Tribunal de Justiça do Maranhão, Rui Barbosa Lima e servidores da justiça, foi definida a situação do fórum de Porto Franco, cidade que fica a 92 km de Imperatriz. O prédio da comarca da cidade estava interditado e os serviços foram paralisados depois que um laudo da Vigilância Sanitária atestou que o local oferece risco à saúde dos servidores.

Na reunião ficou acertado o aluguel de um outro prédio para funcionar o fórum e que a mudança deve acontecer no feriado da Semana Santa. Foi definido, também, que o TJ-MA vai contratar uma empresa para fazer a higienização dos processos, que estavam contaminados pelos ratos, dos equipamentos e fazer a mudança para o novo local.

Outra definição é que o antigo prédio vai ser reformado e devolvido ao município, quanto a construção do novo prédio do fórum, que está paralisada, vai ser aberta uma nova licitação no dia 26/03 e até o final do ano a obra deve ser entregue.

Ainda na tarde de hoje, o juiz diretor do fórum e titular da 2ª Vara, Armindo Reis Nascimento Neto, deve baixar portaria mantendo a suspensão dos serviços até a mudança para o novo local de funcionamento da comarca.

O caso

Os servidores pararam as atividades na última quarta-feira (20), pedindo a melhoria na estrutura física do local de trabalho. Desde que foi construído, na década de 80, o prédio cedido pela prefeitura ao TJ-MA não passou por nenhuma reforma. Despois de vistoria da Vigilância Sanitária foi confirmado que o prédio é uma ameaça à saúde dos funcionários, oferecendo risco de transmissão de doenças como leptospirose.

Foi constatada, também, a presença de fezes e urinas de ratos nas salas, até água os servidores têm que comprar para beber, porque a do bebedouro está contaminado.

A construção do novo prédio do fórum foi iniciada em 2011 e tinha um prazo de 180 dias para a conclusão, mas as obras estão paradas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.