No Maranhão

Número de casos de dengue já é 100% maior que em 2010

Há risco de epidemia de um novo tipo da doença no Estado: casos do tipo 4 já foram confirmados.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h31

IMPERATRIZ - Saúde pública: o número de casos de dengue, este ano, no Maranhão, já é 100% maior que em 2010. Há risco de epidemia de um novo tipo da doença no Estado. Casos da dengue tipo 4 já foram confirmados.

Veja, ao lado, na reportagem de Tátyna Viana e Raimundo Beserra.

Em Imperatriz, os agentes não têm muitas dificuldades para entrar nas casas. O problema é o que eles encontram nelas. Em alguns casos, um simples armazenamento de água se transforma em foco do mosquito da dengue.

Na cidade, o trabalho nunca parou. Cento e vinte agentes de endemias fazem a visita nas casas rotineiramente. Nas últimas inspeções, bairros como Ouro Verde, Vila Leandra e Parque Santa Lúcia, apresentaram um grande índice de infestação das larvas do mosquito.

Nos bairros mais afastados do centro da cidade, onde o abastecimento de água é irregular, é comum os moradores armazenarem água em reservatórios. Mas, também, é fácil encontrar nos quintais caixas descobertas, bacias e baldes com água limpa, ambiente propício para proliferação do mosquito. E quem toma os devidos cuidados, nem sempre está livre do perigo porque o combate ao mosquito depende da colaboração de todos.

Este ano, de janeiro até setembro, mais de mil casos de dengue foram notificados na regional de Imperatriz, número três vezes maior que o registrado no mesmo intervalo de 2010. Explicação para o maranhão ser considerado pelo Ministério da Saúde uma das áreas de risco de epidemia da doença.

No período chuvoso e de altas temperaturas, o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue é maior. Mas atitudes simples podem mudar essa realidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.