Amarante

Índios apreendem ônibus para cobrar luz elétrica em aldeia

Os indígenas cobram da Cemar a execução dos serviços do Programa Luz Para Todos na aldeia.

João Rodrigues/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

IMPERATRIZ — Índios da etnia Guajajara aprenderam na aldeia Barreiro, em Amarante do Maranhão, um ônibus da empresa Amarantina que faz a linha Imperatriz ao Assentamento Cikel.

Os indígenas cobram da Companhia Energética do Maranhão (Cemar)a execução dos serviços do Programa Luz Para Todos, na aldeia Barreiro, que fica a 120 km de distância da sede de Amarante, na região sudoeste do Estado.

Um dos representantes do movimento, Itamar Guajajara, esteve durante esta segunda-feira (31), na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Imperatriz. Ele explicou que o protesto era em função da demora da empresa em levar energia elétrica a aldeia.

Em uma nota, a companhia informou que vai enviar funcionários para avaliar e fazer um levantamento sobre a situação e a previsão é que as obras de eletrificação iniciem em breve. Já os índios dizem que só liberam o ônibus quando a empresa enviar funcionários para iniciar os serviços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.