Programa Primeiro Emprego diploma 1.250 estagiários em Imperatriz

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

Nesta segunda e terça-feira, o programa primeiro emprego realizará três solenidades de entrega de certificados a 1.250 estagiários dos municípios de Imperatriz, Açailândia e Itinga.

A solenidade marca o final do período de três meses de estágios para candidatos escritos, selecionados e convocados pela empresas parceiras da Desenvolvimento Social naqueles municípios.

Os certificados serão entregues pelo gerente de Desenvolvimento Social, Ricardo Zenni, com a presença do gerente regional, Guilherme Baptista Ventura, e também de prefeitos da região.

Desde que foi implantado, o Programa já garantiu oportunidade de inserção no mercado de trabalho mais de 18 mil pessoas.

"Conseguimos, com esta iniciativa, que a falta de experiência profissional comprovada em carteira deixe de ser uma barreira para o jovem conseguir emprego" observa Zenni.

O primeiro emprego foi implantado em 1995 pela Governadora Roseana Sarney e era mantido com recursos exclusivos do Governo do Estado. Desde então, o programa é apontado com a mais eficiente e criativa ação social para a abertura do mercado de trabalho aos profissionais que nunca tiveram garantia da carteira profissional assinada.

Prova disso é que o programa vem sendo usado como parâmetro para a implantação de ações similares em vários estados, como Piauí, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

"Estamos prestando todas as informações solicitadas por órgãos públicos de outros estados. Fazemos isso com muita orgulho e sem problema", comemora Ricardo Zenni.

O Governo do Estado - através da GDS, investe em média, cerca de R$ 3 milhões por ano no pagamento de remuneração, seguro contra acidentes pessoais, fardamentos e treinamentos dos estagiários. Cabendo às empresas oferecer o campo de estágios e o vale transporte (em São Luís e Imperatriz) e a possibilidade de absolver o estagiário no seu quadro funcional. Ao final da carteira de trabalho.

Números do primeiro emprego

Imperatriz - 1.000

Açailândia - 200

Itinga - 50

Selecionados, treinados e encaminhados as empresas (95/2002) - 18.396

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.