Fábrica de Guaraná é interditada por determinação do Ministério Público

Atualizada em 27/03/2022 às 15h32

A fábrica do Guaraná River localizada na cidade de Imperatriz, a 740 quilômetros de São Luís, foi interditada por determinação do Ministério Público do Estado do Maranhão. O vazamento do gás amônia por duas vezes em 72 horas levou o promotor de justiça daquela cidade, Carlos Henrique Rodrigues Vieira, a pedir a interdição da empresa por tempo indeterminado como forma de evitar danos ambientais irreversíveis naquela localidade.

O gás pode ser letal e ao contaminar a população provoca náuseas, vômitos, diarréias, dores de cabeça e irritação nos olhos. Para evitar a contaminação, a Defesa Civil de Imperatriz teve que retirar todos os moradores das proximidades da indústria. "Se isso não fosse feito com rapidez teríamos um acidente de maiores proporções", acrescentou o promotor de justiça ao informar que, somente em decorrência da interdição, o vazamento está sob controle.

O promotor de justiça explicou que a fábrica ficará interditada até que a indústria cumpra as normas de segurança previstas na lei 6546/95, que prevê a instalação de equipamentos de segurança contra incêndio e pânico, bem o respeito à legislação ambiental. O promotor de justiça informou que um laudo técnico expedido pela Gerência de Qualidade de Vida confirma o descumprimento de normas de segurança e ambiental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.