Maria da Penha

Campanha "Maria da Penha em ação" é realizada em escolas

Objetivo da campanha é desenvolver nos estudantes a cultura do respeito à mulher.

Divulgação/MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS - Idealizada pela Promotoria de Justiça Especializada na Violência Contra a Mulher de São Luís, a campanha institucional "Maria da Penha em Ação: prevenção da violência doméstica e familiar nas instituições de ensino" foi estendida ao município de Igarapé Grande. A iniciativa foi da promotora de justiça Michelle Adriane Saraiva, que realizou uma série de palestras educativas nas escolas, além de promover um concurso artístico.

O objetivo da campanha é desenvolver nos estudantes do ensino fundamental e médio a cultura de respeito à mulher e não agressão. A campanha foi iniciada em março e o encerramento foi realizado no dia 9 de julho, às 18h, no Salão Paroquial da Igreja Católica, com a premiação dos vencedores. Os trabalhos foram realizados em parceria com o Conselho Tutelar de Igarapé Grande e com a Secretaria de Educação do Município.

Os estudantes concorreram em três categorias: produção textual, desenhos e elaboração de paródia musical. Todos os trabalhos foram relacionados à temática Lei Maria da Penha e combate à violência contra a mulher. Os editais foram lançados em 24 de abril e foram inscritos 40 trabalhos pelos alunos. Destes, 12 foram selecionados vencedores no concurso. Para o primeiro colocado de cada categoria foi entregue um tablet, para o segundo uma câmera digital e para o terceiro uma poupança no valor de R$ 200.

Na cerimônia de encerramento, os alunos premiados apresentaram os trabalhos à comunidade, incluindo a versão da música parodiada. Além disso, os estudantes encenaram peças teatrais, com destaque ao poema "O rouxinol e a rosa", de Oscar Wilde, interpretado pelos alunos da escola Unidade Integrada (U.I.) José Vieira.

Ao todo, foram proferidas mais de 20 palestras e nas escolas da zona urbana e rural. As escolas contempladas foram: U.I. José Vieira, C.E. Chagas Costa, U.I. Manuel Matias, U.E. Santa Madalena, U.I. Frei Raimundo Valle, U.I. Pinheiro Moura, U.E. São Raimundo, U.E. Pequeno Príncipe, U.I. Dom Antônio Fragoso, U.I. Francisca Matias.

ESTUDANTES PREMIADOS

Produção Textual - Ensino Fundamental

1.º Talita Silva Lima – U.I. José Vieira

2.º Letícia da Costa Soares – U.I. José Vieira

3.º Ana Caroline Vieira da Silva – U.I. José Vieira

Produção Textual - Ensino Médio

1.º Ennya Kaelly Vieira Mesquita – C. E. Chagas Costa

2.º João Pedro Rocha – U.I. Manuel Matias

3.º Josivan Rodrigues da Silva – C. E. Chagas Costa

Desenho - Ensino Fundamental

1.º Nalbert Pereira da Cruz – U.E. Santa Madalena

2.º Bruna da Cruz Silva – U.I. Frei Raimundo Valle

3.º Tassyla Ellen de Castro Pinto – U.I. Frei Raimundo Valle

Paródia Musical

1.º Marcos Batista Lopes – U. I. José Vieira

2.º Antônia Pereira Melo – U.I. José Vieira

3.º Letícia Batista Lopes – U.I. José Vieira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.