Julgamento

Condenados acusados de matar comerciante com tiro no rosto

Os réus foram sentenciados a 12 anos de reclusão, inicialmente. em regime fechado.

Divulgação/MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44

GUIMARÃES - Em sessão do Tribunal do Júri realizada, na última terça-feira (14), o Conselho de Sentença acatou a tese do Ministério Público e condenou Rosivaldo dos Santos Marques, o “Nonô”, e José Ângelo Marques Filho por homicídio qualificado. Os dois foram sentenciados a 12 anos de reclusão, inicialmente em regime fechado, mas com direito de apelar em liberdade.

A tese do Ministério Público foi defendida pela promotora de Justiça Alessandra Darub Alves. A sentença é do juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior.

O crime

O julgamento baseia-se em denúncia oferecida pelo Ministério Público do Maranhão em agosto de 1991, pelo promotor Paulo Silvestre Avelar Silva. O crime aconteceu na noite de 23 de maio daquele ano, no povoado Porto Rico, município de Cedral. Rosivaldo Marques e José Ângelo Marques Filho estavam acompanhado de um terceiro elemento, não identificado, quando assassinaram o comerciante José Bernardino dos Santos com um tiro no rosto.

Testemunhas ouvidas na época apontaram que os réus costumavam praticar crimes contra o patrimônio, inclusive já tendo arrombado algumas vezes o estabelecimento comercial da vítima. Ao saber que haviam sido descobertos, Rosivaldo Marques e José Ângelo Marques Filho estiveram na casa de José Bernardino por várias vezes, no dia do crime. Ao encontrarem-se, já à noite, após uma rápida discussão o comerciante foi assassinado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.